GLEP
25 fevereiro 2015GLEP executa com sucesso a venda de central de energia elétrica empregando o Intralinks Dealspace®.
Situação
Com sede em São Paulo, Brasil, a GLEP Energias Renováveis é uma empresa holding controlada pela Construtora Gomes Lourenço. A Gomes Lourenço atua no setor de construção civil desde 1961, com reconhecida expertise na construção e operação de usinas hidroelétricas. Em 2006, ela constituiu a GLEP e começou a investir em pequenas centrais hidroelétricas (PCHs). Entre 2007 e 2011 ela construiu e colocou em operação as PCHs de Piedade, no Estado de Minas Gerais, com capacidade instalada de 21,7 MW, e a PCH Santa Luzia, em Santa Catarina, com capacidade de geração de 29,4 MW. Atualmente, a GLEP possui outros 15 projetos em diferentes fases de desenvolvimento.
Com a saída de um sócio estrangeiro em 2010, a GLEP decidiu vender a PCH Santa Luzia. Neste processo, ter a documentação estruturada e em ordem para análise do comprador era imperativo.
Após analisar as soluções disponíveis no mercado que pudessem dar suporte a esse processo de venda, a GLEP Energias Renováveis acabou optando pelo Intralinks Dealspace, que entregava a flexibilidade desejada pela companhia, sendo capaz ao mesmo tempo de se ajustar às necessidades de uma transação de venda de ativos.
Solução
“A GLEP necessitava de um data room virtual que nos fornecesse estabilidade, segurança e confiabilidade. Encontramos esse conjunto de requisitos no Intralinks Dealspace”, explica Marco da Camino Ancona Lopez Soligo, que trabalhou pela GLEP Energias Renováveis no processo de venda.
Para ele, o emprego do Intralinks Dealspace facilitou imensamente o processo de disponibilização dos documentos por parte da GLEP e também a análise detalhada desses mesmos documentos pelo potencial comprador. “A companhia não tinha capacidade de disponibilizar, sozinha, os documentos digitalizados e estruturados usando computação na nuvem e a Intralinks solucionou essa nossa necessidade. O Intralinks Dealspace otimizou nosso tempo, nos ajudou a economizar dinheiro e eliminou gastos com fotocópias”, ressalta Marco.
O processo de implantação da solução transcorreu de forma tranquila, sem alterações no fluxo de trabalho da empresa e foi concluído em três semanas. Ninguém necessitou de um treinamento específico. Uma apresentação de uma hora permitiu que todos os envolvidos aprendessem sobre as funcionalidades do sistema, desde o registro dos usuários até a obtenção dos relatórios de auditoria.
Benefícios
A adoção do Intralinks Dealspace pela GLEP Energias Renováveis permitiu também à empresa eliminar os gastos associados com telecomunicações, viagens e cópias de documentos, otimizando o tempo dos profissionais envolvidos na operação de venda, que puderam se ocupar de suas tarefas essenciais.
“A ferramenta nos proporcionou muita agilidade, tanto na disponibilização dos documentos necessários de nossa parte, como para consulta por parte dos compradores interessados, principalmente durante o estágio de due diligence. Todo o processo transcorreu de forma simples, limpa, sem a necessidade de reuniões presenciais, do transporte físico de documentos e de locais para arquivá-los. A interface do Intralinks Dealspace é bastante intuitiva, bem como a sua flexibilidade e sua adaptabilidade em lidar com as demandas do negócio”, destaca Marco.
Resultados
O Intralinks Dealspace foi empregado por 20 profissionais de finanças e de engenharia destacados para atuar na conclusão do negócio. Durante o processo de venda foram trocadas mais de 375 mil páginas de documentos, o equivalente a 30 GB de informação, entre as partes envolvidas no Brasil.
“Participamos de uma negociação avaliada em centenas de milhões de reais e o investimento feito na implantação do Intralinks Dealspace foi plenamente justificado, pois ele nos propiciou uma significativa economia de dinheiro, de tempo e de energia para a concretização da venda dos ativos da PCH Santa Luzia” conclui Marco da Camino Ancona Lopez Soligo.